Com o passar do tempo, as tecnologias avançaram e tomaram conta também das salas de aulas. Nas classes de Escola Bíblica Dominical não foi diferente. Projetores multimídia, tablets e smartphones são alguns dos recursos usados.
Anita Oyaizu, que é professora de EBD e frequentadora da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Belém, em São Paulo, contou em entrevista como tem sido a reação de alunos e professores à mudança:
– Graças a Deus tem sido muito bem aceito, até porque quem faz uso destes, são pessoas idôneas e comprometidas com a verdade, portanto usam critérios para que todos os alunos possam usufruir desses recursos especiais e atuais.
A professora diz ainda que a adaptação das crianças é muito mais fácil, já que elas nasceram na era digital. Quanto aos adultos, apesar de alguns serem resistentes, todos ficam encantados quando percebem a dimensão desses recursos nas aulas.
Oyaizu aponta o Google, Facebook e WhatsApp como as plataformas digitais mais usadas. Os dois últimos, em especial, para agilizar o processo de comunicação. Sobre as vantagens de tal sistema, ela afirma:
– Se tratando do ensino bíblico e da EBD, entendo que não é sábio fazermos vistas grossas a esse respeito, e sim reconhecermos que as vantagens que esses recursos têm são muitas e nos possibilitam melhor compreensão e assimilação do ensino. Além da rapidez, clareza e praticidade na organização e exposição das aulas.
Sobre as desvantagens, ela declara:
– Acredito que são os exageros, vícios, fantasias, heresias e invenções na divulgação e comentários de fatos sem importância para o aprendizado e crescimento do crente em Jesus. O nosso foco deve ser sempre o ensino com propósito e a divulgação da Palavra de Deus.