Um novo aplicativo de realidade virtual permite ao usuário ver como Jerusalém era nos tempos de Jesus. O Lithodomos VR utiliza o que há de mais moderno em realidade virtual para oferecer a experiência de vislumbrar tanto a capital de Israel durante o primeiro século.
Seu nome é um termo grego que significa “construção”. O aplicativo é pago, custa R$ 6,99 para Android e US $ 11,99 para iPhone.
Ele promete oferecer atualizações constantes, à medida que novas descobertas arqueológicas forem sendo reveladas. Simon Young, pesquisador da Universidade de Melbourne, que projetou o aplicativo, explica: “O conteúdo de realidade virtual que estamos oferecendo é resultado de cuidadosas pesquisas e imagens baseadas em escavações arqueológicas, plantas dos locais, fotografias de texturas e mapeamento do sistema de informações geográficas, bem como dados topográficos dos modelos de elevação digital da NASA”.
Com ele, qualquer pessoa usando um celular ou tablet poderá ver em 360º, por exemplo, como era o Templo de Salomão, após a renovação feita por Herodes. “A partir daí, você pode ver a encosta do Monte Sião e as colônias do período romano, bem como a parte de trás de um teatro. À esquerda você pode ver a Fortaleza Antônia [quartel da guarnição romana] e o assentamento judaico. Você pode ver cerca de 1 quilômetro em todas as direções “, destaca Young.
Outros aplicativos
O Lithodomos não é o único aplicativo do tipo. A Autoridade de Antiguidades de Israel também anunciou que está trabalhando no desenvolvimento do “Sanhedrin Trail” [Trilha do Sinédrio], que replica virtualmente a experiência de se cruzar a Galileia no primeiro século.
O programa permitirá que os usuários contemplem locais do patrimônio histórico de Israel, recriados com os dados disponíveis sobre o século II. O projeto pretende recriar digitalmente todo o território de Israel, seguindo a antiga rota comercial que descia desde a antiga cidade de Tiberias, no Mar da Galileia.
O projeto ainda está em fase de testes devendo ser disponibilizado na Google Play até o final do ano. Com informações de Times of Israel e Breaking Israel News
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.